O ícone ganha protagonismo na construção de identidade de uma marca

Atualizado: Ago 13

O ícone se tornou um grande protagonista na comunicação e da construção da identidade de uma marca por conta das novas tecnologias. Com telas cada vez menores, as marcas tiveram que se reinventar (quem ainda não tinha esse trabalho desenvolvido) para se adaptar aos novos tempos. Apenas as marcas com nomes pequenos podem usufruir da construção da identidade usando apenas seu próprio nome.


O design de ícone varia bastante. Aqui na InsigMa, na maior parte dos casos, utilizamos algo na tipologia do nome para essa criação. Entendemos que o uso da mesma tipologia da marca, seja por iniciais ou parte do nome, para criar o ícone traz uma unidade entre os dois, fortalecendo a identidade ou personalidade da marca.


A parte visual é apenas uma parte do trabalho. A criação de uma marca nasce dos valores apresentados pelos seus gestores/ empreendedores. Se os pontos de contato, de conteúdo e linguagem não seguirem a mesma linha vai haver um ruído de comunicação e não um reforço com o trabalho desenvolvido.



Usando mais uma vez o exemplo do projeto de criação de marca e identidade Danilo Pardi (@danilopardi), advogado especialista em Direito Digital, a construção do ícone foi feita a partir da revitalização da sua própria marca existente. Com o uso de novas fontes mais alinhadas ao momento, desenhamos o ícone a partir da junção das iniciais. Apesar de usarmos uma fonte de mercado, sempre trazemos um traço ou desenho exclusivo dentro dela, algo único que traga personalidade na marca criada.


Na montagem deste post, utilizamos uma foto de fundo do banco de imagens do cliente para uso em sua comunicação. Algo muito interessante, principalmente se a sua marca está muito vinculada a pessoa em seu papel profissional. Falaremos desse tema mais para frente. O fotógrafo é o nosso parceiro @rodrigorodriggs e é especializado em conteúdo visual para o mundo corporativo.


Você sente que o seu ícone está alinhado à identidade da sua marca e/ ou ao momento atual? Conte para nós através de nossos formulários de contato ou no nosso instagram - @insigmagestao.

Lembrou de alguém? Compartilhe!




InsigMa® - Com muito orgulho desde 2014. Todos os direitos reservados.

InsigMa