Cocriação, não fazemos nada sozinhos

Atualizado: 6 de Jun de 2019


Facilitadores para criação de logo e comunicação estratégica

O termo cocriação passou a ser difundido a partir de 2004, desde o lançamento do best-seller "O futuro da Competição".. Existem várias formas de explicar o seu conteúdo, mas ele representa uma iniciativa que reúne diferentes partes para produzir conjuntamente um resultado que agregue valor para todos os envolvidos. É aquilo que conhecemos popularmente como a “União faz a força”.


Sempre tivemos a consciência de que os projetos desenvolvidos de forma próxima do cliente, ou seja, de forma compartilhada, tinham resultados mais assertivos. Desde o ano passado, decidimos assumir e nos apropriar dessa forma de fazer em todos os projetos, de uma criação simples a um processo completo envolvendo logo, materiais padrões e site.


Nós precisamos nos envolver em cada projeto e ninguém melhor para fazer isso conosco que o próprio idealizador. Aí você pode nos questionar, mas, como fazer isso se cada um está em um canto do planeta? (história real, estamos atendendo um cliente na Austrália – tema para outro post). Vivemos (graças!) um momento muito feliz neste sentido, a internet abriu diversas portas e oportunidades. Na maior parte de nossos projetos utilizamos as reuniões online com clientes. Aprendemos fazendo, que a conexão é a mesma, e que além disso, torna o tempo ainda mais produtivo para todos!


A distância física, a falta de reuniões presenciais nos clientes pode causar desconforto em

alguns casos. Por isso também, fomos criando alguns processos internos para trazer um ponto muito importante na nossa relação com o cliente: a transparência das informações e das etapas contratadas. Estamos disponíveis pelos canais eletrônicos, mas criamos dois processos que ajudam no controle do dia a dia, o primeiro é o processo de gestão de projetos, interno, e o segundo, o relatório de status. Neste segundo, enviado semanalmente, o cliente sabe exatamente em que momento está seu projeto e quais os próximos passos, podendo ativamente participar das etapas e alterá-las para que elas se adequem os seus objetivos do momento, dentro, claro, das regras pré estabelecidas entre nós.


O cliente tem papel fundamental em toda estruturação do processo. Levamos a sério a