Cocriação, não fazemos nada sozinhos

Atualizado: 6 de Jun de 2019



O termo cocriação passou a ser difundido a partir de 2004, desde o lançamento do best-seller "O futuro da Competição".. Existem várias formas de explicar o seu conteúdo, mas ele representa uma iniciativa que reúne diferentes partes para produzir conjuntamente um resultado que agregue valor para todos os envolvidos. É aquilo que conhecemos popularmente como a “União faz a força”.


Sempre tivemos a consciência de que os projetos desenvolvidos de forma próxima do cliente, ou seja, de forma compartilhada, tinham resultados mais assertivos. Desde o ano passado, decidimos assumir e nos apropriar dessa forma de fazer em todos os projetos, de uma criação simples a um processo completo envolvendo logo, materiais padrões e site.


Nós precisamos nos envolver em cada projeto e ninguém melhor para fazer isso conosco que o próprio idealizador. Aí você pode nos questionar, mas, como fazer isso se cada um está em um canto do planeta? (história real, estamos atendendo um cliente na Austrália – tema para outro post). Vivemos (graças!) um momento muito feliz neste sentido, a internet abriu diversas portas e oportunidades. Na maior parte de nossos projetos utilizamos as reuniões online com clientes. Aprendemos fazendo, que a conexão é a mesma, e que além disso, torna o tempo ainda mais produtivo para todos!


A distância física, a falta de reuniões presenciais nos clientes pode causar desconforto em

alguns casos. Por isso também, fomos criando alguns processos internos para trazer um ponto muito importante na nossa relação com o cliente: a transparência das informações e das etapas contratadas. Estamos disponíveis pelos canais eletrônicos, mas criamos dois processos que ajudam no controle do dia a dia, o primeiro é o processo de gestão de projetos, interno, e o segundo, o relatório de status. Neste segundo, enviado semanalmente, o cliente sabe exatamente em que momento está seu projeto e quais os próximos passos, podendo ativamente participar das etapas e alterá-las para que elas se adequem os seus objetivos do momento, dentro, claro, das regras pré estabelecidas entre nós.


O cliente tem papel fundamental em toda estruturação do processo. Levamos a sério a

questão de que cada pessoa que passa por nós é única, seja pela sua bagagem, seja pela sua personalidade. Não acreditamos em fórmulas prontas de mercado. Acreditamos que a comunicação é um ato cotidiano na nossa vida e na vida do nosso cliente, por isso, sabemos que ela é maleável e flexível durante as etapas de vida de uma empresa e que está em constante evolução da sua linguagem e identidade visual.


Acreditamos e atuamos como um meio de dar forma, visual e de linguagem, para as ideias e mensagens que vem dos valores e da inspiração do(s) empreendedor(es), possibilitando um caminho de construção da identidade desta marca que chegou até nós. Durante o tempo que passamos juntos, adoramos compartilhar conhecimento e insights, pois é do nosso DNA a vontade de apoiar o empoderamento da gestão do comunicar pelo próprio empreendedor.


Porque nenhum projeto é de mão única, também aprendemos muito com cada um que passa por nós. E juntos, realmente somos mais fortes!


#empreendedorismo #cocriacao #facilitacao #criação #criaçãodelogo #empreendedorismo #empreendertransforma #empreendedor

InsigMa® - Com muito orgulho desde 2014. Todos os direitos reservados.

InsigMa